Os analfabetos do presente \ Pedro Bismarck




_____________________
Os analfabetos
do presente
_____________________
Pedro Levi Bismarck

“O analfabeto do futuro, disse alguém, será aquele que não sabe ler as fotografias, e não o iletrado”.
Walter Benjamin

O facto do «Passeio dos Clérigos» (projecto dos arquitectos Balonas&Menano para a Praça de Lisboa, no Porto) ter sido promovido à passerelle da fotogenia nacional (o site «últimas reportagens», do fotógrafo/arquitecto Fernando Guerra) é não apenas constrangedor, mas sintomático da actual condição da arquitectura: entregue, como está, ao registo caleidoscópico das imagens e da ditadura do espectáculo. O site «últimas reportagens», essa lente olho de peixe por onde desfila como num carnaval toda a arquitectura nacional, transformou-se desde há muito num não-lugar, uma terra devastada onde tudo cabe e onde tudo, mesmo o mais medíocre dos projectos, pode aparecer. Aquilo que não pode ser esquecido de modo nenhum é que um site como este não é uma publicação de arquitectura, onde texto e fotografia se cruzam para construir uma crítica de obra. A única lei que aqui impera é a do negócio, a única que permite, aliás, como num suplemento imobiliário, que lado a lado convivam uma obra de Álvaro Siza e este «Passeio dos Clérigos». Nenhum critério arquitectónico, nem estético, nem político. Na fórmula de Debord, simplesmente, “o que é bom aparece, o que aparece é bom”.
Mas porque é que sobre tudo isto paira um certo perigo? Porque aquilo que aparece perante nós (apesar de todas as ilusões) já não é obra de arquitectura, mas simplesmente, imagem de arquitectura – a imagem como entidade autónoma, desligada de qualquer contexto ou sentido, de qualquer critério que não seja o seu próprio brilho. Voltando ao exemplo do «Passeio dos Clérigos». Ele é, enquanto obra arquitectónica, no seu processo de construção, na sua linguagem, na sua relação com a cidade, lugar de uma prática neoliberal de venda e concessão de espaço público, de um autoritarismo decisório da Câmara Municipal do Porto, de um processo que não fez mais que desprezar a arquitectura enquanto prática profissional e social. Mas enquanto imagem fotográfica, nos seus clichés pacientemente estudados e calculados (que chegam, aliás, a anular a elevada pendente de uma das ruas adjacentes), o «Passeio dos Clérigos» é o lugar da cidade cosmopolita, global, turística, alegre movida de uma cidade triunfante e de sucesso. Nessa imagem fotográfica, todas as contradições da obra são anuladas, todo o significado é suspenso, ela brilha como entidade autónoma, não dá satisfações a ninguém, exibe-se triunfalmente pelo mundo fora e, por fim, ri-se assustadoramente de nós. Porque ela, a imagem, já não fala de arquitectura, nem da cidade, já nem fala de nós, homens, mas desse mundo onde já não temos lugar e de onde estamos excluídos. Não são utopias, nem janelas abertas do progresso a maravilhar o futuro da humanidade, são simplesmente simulacros de um real inexistente que nos arrastam para um sono profundo. Não somos nós que sonhamos, é o capital que sonha por nós (os seus negócios, os seus números).
Estas imagens, que correm hoje pela volúpia quotidiana, são como esse súbito instante em que sentimos o perfume de alguém que passou por nós na rua, ainda levantamos esperançadamente o olhar mas já só vemos a multidão informe. Poderá ser o perfume de um belo e cativante rosto, mas também poderá ser, simplesmente, uma certa senhora de idade exageradamente maquilhada.

Não é possível compreender a crise do nosso tempo sem criticar as formas de mediação que nos envolvem e o modo como nos deixamos conduzir por elas em direcção à terra devastada sem ética nem poética do espectáculo. Criticam-se as políticas neoliberais, lamenta-se o subsumir da nossa vida ao paradigma do económico e, entre nós, a ausência de reconhecimento do arquitecto na sociedade, mas somos os primeiros a participar nessa mobilização geral que nos arrasta sem sabermos. Participamos numa ironia generalizada. Perdemos muito tempo a percorrer a passerelle diária das «últimas reportagens» e do «archdaily» e pouco tempo a ler jornais ou a ler sobre arquitectura, sobre filosofia ou sociologia. Não se trata de saber mais ou menos sobre esta ou aquela disciplina, mas tentar compreender um pouco que seja deste tempo do qual fazemos parte. Somos vítimas da nossa própria apatia perante um espectáculo que, enquanto afirma o direito à nossa opinião, reduz a migalhas todo os espaços do pensamento e da crítica; que afirma constantemente a liberdade e a democracia, quando esta todos os dias nos foge pelos dedos das mãos e a pretexto de tantas coisas. Trata-se de estar à altura do nosso tempo, isto é, procurar encontrar ainda as respostas para esta época de crise. Mas estas não estarão certamente no reduto fechado da prática nem do consumo individual das imagens, mas na nossa capacidade de ter ainda algo a dizer sobre aquilo que fazemos, de falar já não em nome próprio, mas arriscar falar com os outros.

É por isso que um outro autor, Walter Benjamin, alertava já nos anos trinta para os perigos da estetização das imagens – operada, à época, pela reportagem fotográfica da chamada «Nova Objectividade», que, nas palavras do autor alemão, chegava a fazer da própria miséria um objecto de prazer. Uma estetização cujo destino estava já traçado: o território propagandístico do fascismo alemão. Também os futuristas italianos estetizaram a guerra, fizeram dela imagem e perfume. E, ao encerrarem-se no seu maravilhamento, deixaram-se cair num sono profundo que só terminou com os estrondos da Primeira Guerra Mundial. O problema é sempre esse: aqueles que se deixam iludir pelo perfume da imagem serão também aqueles que, como escreveu Benjamin, irão acabar por “viver a sua própria aniquilação como um prazer estético”. E contra isso, contra esse sono, contra essa estetização generalizada da política (apanágio do fascismo), só há uma resposta: a politização da arte.
Só essa politização, isto é, esse gesto de sacar das imagens a sua legibilidade, poderá permitir fugir do território estetizado do espectáculo para onde somos arrastados diariamente e desvelar as relações de força, as dinâmicas, que operam constantemente sobre a nossa vida quotidiana. Para Walter Benjamin, citando alguém (Baudelaire?), o analfabeto do futuro será não o iletrado, mas aquele que não souber ler as fotografias. E perguntava logo de seguida: “Mas não será praticamente um analfabeto o fotógrafo que não sabe ler as suas próprias fotografias? Não se tornará a legenda parte essencial da fotografia?”. Mas essa legenda, essa legibilidade, não significa simples ornamentação da imagem ou imposição de significado, mas sim, questionamento, perturbação. Uma relação crítica onde as palavras desvelam as imagens e onde as imagens dão às palavras esse seu brilho de vida. Sem essa relação crítica, como escreve Didi-Huberman, as imagens e as palavras são reduzidas a quase nada que preste: estereótipos onde tudo pode caber. Só esse exercício crítico nos poderá permitir ver nessas imagens brilhantes do «Passeio dos Clérigos», não apenas o seu perfume sensual (a sua forma, o seu estilo, o cliché), mas o seu verdadeiro rosto. Um rosto que, se queremos ainda salvar o nosso tempo, será muito provavelmente aquele que teremos de aprender a reconhecer como o nosso mais terrível inimigo.
----------------
Créditos:

Balonas e Menano
Passeio dos Clérigos, Porto - Portugal
© Fernando Guerra, FG+SG Architectural Photography
----------------
Links:
----------------