Escola da Cardosa \ Álvaro Domingues



_________________
Escola
da Cardosa
_________________
Álvaro Domingues

A Escola da Cardosa é uma verdadeira escola de instrução para todos os animais domésticos, porcos, patos em fila, burros albardados, ovelhas, moinhos de vento, laranjeiras e campónios. No tempo em que o povo não sabia ler e escrever, tão-pouco se lhe tinha que explicar o que fazer ou não na obra pública e privada: fazia quem mandava e quem podia ou mandava fazer como entendia e não se falava mais nisso; o povo ia para os campos e os porcos para o chiqueiro. Protestos eram roncos e grunhidos.
Nós porcos aqui deitados e agora vagamente instruídos, pensamos, enquanto não nos reduzirem a fumados, enchidos e papas de sarrabulho, que os humanos se excedem na construção das suas maravilhas, confundindo realidade com ficção e ficcionando a realidade para melhor se relacionarem com ela e daí tirarem proveitos vários em falsa ou justa moeda. Que estranhos os humanos que tanto se esfolam a classificar coisas extraordinárias e distintas para que sejam protegidas e logo depois extraordinariamente canibalizadas, rematando no final com a atribuição de outras distinções para que se dê a perceber que assim permanecem tão distintas coisas tão distintamente albardadas.

* Fragmento-postal da contribuição de Álvaro Domingues no Seminário ICOMOS Porto Património Mundial, que decorreu no passado dia 25 de Outubro no Cinema Passos Manuel.