O que é bom aparece, o que aparece é bom \ Pedro Bismarck




Pedro Levi Bismarck
O que é bom aparece, o que aparece é bom
La revolución no será televisada II

É bem conhecida uma certa campanha da Coca-Cola dos anos 50 que fazia passar subliminarmente uma mensagem que repetia o refrescante apelo: “beba coca-cola!”. O tempo de exposição do slogan era tão curto que apenas o inconsciente estava apto a captá-lo, o que induzia (ao que parece) um desejo impetuoso de consumo do refrigerante. Após a descoberta e o habitual pânico gerado nos Estados Unidos, sobretudo com a latente ameaça comunista e o medo de propaganda política, instalou-se a discussão sobre o poder e a efectividade da chamada “publicidade subliminar”. O que é facto é que, subliminar ou não, somos todos os dias conduzidos por um sem fim de aparatos publicitários, que nos seduzem com determinado tipo de estilos e modos-de-vida. Está mais que estudado que o nível de luz, a temperatura amena, a música ambiente, a organização das prateleiras dos grandes hipermercados, nada tem de fortuito, tendo apenas um e um só objectivo: o consumo.
Não é muito diferente o modo como funciona o “aparato mediático”, os chamados media, a quem está incumbida a tarefa diária de nos informarem acerca do estado do mundo. Da mesma maneira que o “aparato ambiental” do hipermercado nos conduz distraidamente em direcção ao sugestivo namoro com os produtos que se querem vender, também o “aparato mediático” nos conduz pacientemente em direcção à realidade como produto pronto a consumir. Não há grande diferença entre eles, ambos são aparatos silenciosos, mas altamente indutores de comportamentos: os primeiros criam as condições de ambientação de um espaço-para-o-consumo, orientando-nos para a compra de determinados produtos; os segundos criam as condições de recepção do mundo, onde se montam narrativas de acontecimentos, fabricando e induzindo determinadas concepções e juízos acerca da realidade.
A ilusão, essa, é dupla: por um lado, os seus curtos instantes noticiosos apresentam-nos o mundo de um golpe só, como totalidade acabada, dando-nos a ilusão que, de facto, ficamos a saber alguma coisa sobre o que quer que seja; por outro lado, ao garantir a sua pretensa objectividade e neutralidade, dá-nos a ilusão que estamos sempre perante a verdade. Isto é: o mundo é aquilo que o “aparato mediático” disser que ele é. Na versão de Guy Debord: “o que é bom aparece, o que aparece é bom”.
É isso que o documentário “The revolution will not be televised” mostra acerca do Golpe de Estado que tentou depor Hugo Chávez em 2002. Um golpe que se jogou entre o real (as ruas, a população de Caracas manifestando-se a favor do presidente Chávez) e o virtual (a televisão e as suas cadeias privadas – que procuravam legitimar a todo o custo o Golpe, manipulando as imagens das ruas de Caracas, como estando furiosamente a favor dos golpistas). O momento tão absurdo como terrível dessa fabricação é quando, o recém-instalado presidente, Pedro Carmona assegura a um canal de televisão privado e à CNN que a situação está tranquila, quando ele próprio já está em fuga e fora do palácio presidencial, entretanto recuperado pelos militares que se aperceberam da manipulação de que foram alvo.
O problema que aqui se levanta, não se relaciona apenas com o poder fabricador dos “aparatos mediáticos” na luta eterna pelo controlo do controlo, mas a precariedade com que construímos as nossas opiniões e juízos acerca de realidades que desconhecemos absolutamente (apesar de algumas delas estarem bem próximas). E, sobretudo, o modo como somos conduzidos pelos “aparatos mediáticos” a formular opiniões ditas maioritárias e consensuais, aceitando-as como verdades únicas (o exemplo da população de Caracas, que assistindo ao desenrolar dos eventos pelas televisões privadas ficou convencida que o Golpe de Estado era legitimado pela adesão popular, quando era precisamente o contrário).
O que não pode deixar de ser reconhecido é que os media, em quem depositamos tanta confiança, não são mais que hipermercados da informação: colocam à nossa disposição um conjunto pré-definido de opiniões prontas-a-consumir acriticamente, formando essa pantanosa superfície do senso comum, que move as multidões e as arrasta para o território sem fim da manipulação e da demagogia. E é isso, mais do que tudo, que torna tão opaco e tão estéril o fundo da actual discussão política e que nos impede, a todo o momento, de vislumbrar qualquer outro horizonte. É que, como dizia Debord, o espectáculo “é o sol que não tem poente no império da passividade moderna. Recobre toda a superfície do mundo e banha-se indefinidamente na sua própria glória”.
 (continua)
------------