Dípticos da aldeia radiante. De como o Corbusier explicaria certas coisas que se vêem ▬▬ Álvaro Domingues





1.

«Norbert Bézard continuava a escrever-me: “Queremos o mesmo tipo de liberdade que tem o homem da cidade; salva-nos da fuligem da velha lareira, sinal da nossa condição primitiva: as nossas faces grelhadas pelo fogo, as nossas costas geladas pela humidade da casa; queremos radiadores, e mataremos quem nos vier com aquela conversa do amor ao campo pitoresco e com tagarelices poéticas acerca “das nossas vetusta lareiras e tardes sossegadas em frente ao fogo”, sem saber nada sobre isso! Queremos casas sobre pilotis. Sim! Porque já estivemos demasiado tempo com os pés metidos em esterco e lama, demasiado tempo em chão de terra batida que nos aleijou com reumático. Dá-nos janelas, janelas largas, para termos sol na nossa casa. Leva o esterco da frente da nossa mesa. Dá-nos os meios para sermos limpos e saudáveis como as pessoas da cidade. Queremos lavar!” Etc.»

Le Corbusier, La Ville Radieuse (1935) - The Radiant City (Elements of a Doctrine of Urbanism to be Used as the Basis of Our Machine-Age Civilization), 1967, The Orion Press, New York, p.321


Álvaro Domingues
Melgaço, 1959. É geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Notas da edição
Dípticos da aldeia radiante. De como o Corbusier explicaria certas coisas que se vêem” é uma revisitação ao célebre livro “Ville Radieuse” do arquitecto Charles-Édouard Jeanneret-Gris (Le Corbusier), com selecção de excertos e fotografias por Álvaro Domingues.

Ficha técnica
Data de publicação: 23 de Março 2016
Etiqueta: Geografias \ cidades