Dossier ▬ Claire Fontaine





Claire Fontaine é um colectivo artístico sediado em Paris, fundado em 2004. Roubando o seu nome a uma marca popular de cadernos escolares, Claire Fontaine declarou-se um "Artista Readymade" e começou a elaborar uma arte Neo-Conceptual que frequentemente se assemelha ao trabalho de outros. Utilizando materiais como néon, vídeo, escultura, pintura e texto, a sua prática pode ser descrita como uma contínua interrogação sobre a impotência política e a crise da singularidade que parecem hoje definir a arte contemporânea. Mas se o artista hoje é o equivalente subjectivo de um urinol ou de uma caixa Brillo - tão descolocado, tão privado de valor-de-uso e tão trocável quanto os produtos que produz – há sempre a possibilidade a que Claire Fontaine chama "Greve Humana." Claire Fontaine utiliza a sua frescura e juventude para fazer de si próprio uma singularidade-qualquer e um terrorista existencial em busca de emancipação subjectiva.
Os Claire Fontaine estarão em Lisboa para o encerramento da exposição Suite Rivolta, composta por vários trabalhos à volta de Carla Lonzi e do feminismo italiano dos anos 60, presente no Museu da Electricidade. Onde irão farão uma apresentação do seu trabalho e uma visita guiada à exposição. No dia 30 de Janeiro, os Claire Fontaine irão estar igualmente no RDA69 para discutir o âmbito do seu projecto, a partir do texto "Sem Título (Carta a A.)”. Texto que irá ser publicado na sexta-feira, dia 29 de Janeiro, no Punkto.
É no contexto desta presença de Claire Fontaine em Lisboa que iremos publicar aqui no Punkto, ao longo dos próximos dias (e semanas), um conjunto de textos e artigos que têm como objectivo ir ao encontro de algumas questões levantadas pela prática artística, pelo trabalho e pelo pensamento deste colectivo artístico formado por Fulvia Carnevale e JamesThornhill. Pretende-se assim que este dossier e os textos que o compõem possam constituir-se não tanto como leituras distantes ou de ocasião, mas como recursos verdadeiramente mobilizadores e animadores para esta circunstância de encontro com este colectivo. Um dossier coordenado por Luhuna Carvalho, Mariana Pinho e Nuno Rodrigues.


++



Imagem
Claire Fontaine, Untitled (What is freedom?), 2012.