A terceira guerra mundial ainda não acabou • Giorgio Agamben



«Estamos a viver uma crise epocal. Creio que ainda não estamos no fundo, nem sequer a meio desta crise. Cada vez mais penso sobre isso. Estou convencido de que o cenário cultural, intelectual e político ainda não concretizou todo o seu potencial. Devemos considerar-nos no final da terceira guerra mundial». A guerra da qual [Giuseppe] Dossetti falava nesta entrevista de 1993 foi mais devastadora ou tão devastadora como as outras duas, porque foi travada apenas pelo mal em nome do mal, entre poderes igualmente malignos, embora aparentemente com menos derramamento de sangue. Mas esta guerra, segundo todas as evidências, ainda não terminou, tomou outras formas e estamos nela sem poder ver o seu fim. Estamos dentro da guerra planetária contra o vírus, uma parte dos milhares de guerras civis que dividem os povos a partir de dentro, e envolvidos, apesar de nós próprios, na guerra na Ucrânia como uma ocasião para uma guerra mundial branca, ou seja, uma guerra que é conduzida, antes de mais nada na língua e nas mentes dos homens.

É possível, contudo, que Dossetti tivesse razão e que esta guerra interminável coincida de alguma forma com o fim, que o fim esteja, por assim dizer, sempre em curso. «Estamos perante o esgotamento das culturas» - acrescenta - «não vejo surgir um novo pensamento nem do lado secular nem do lado cristão. Estamos todos imóveis, fixos num presente, que tentamos remendar de alguma forma». De facto, os poderes que se batem não têm nem salvação nem verdade a propor: apenas uma ameaça contínua e iminente de doença e morte e o ódio e guerra de cada um contra todos. Eles estão, neste sentido, no fim e a guerra civil planetária atroz que travam é a forma do seu fim.

 

 

Giorgio Agamben

Filósofo. Nasceu em Roma em 1942. É fundamentalmente conhecido pela sua obra magna Homo Sacer, publicada parcialmente em português, nomeadamente “Poder Soberano e Vida Nua” e “Estado de Excepção”. É autor também de “Ideia da prosa” e “A comunidade que vem”.

 

Nota da edição

Este texto foi publicado na coluna de Giorgio Agamben Una voce no site da editora Quodlibet a 5 de Setembro com o título La terza guerra mondiale non è ancora finita.

 

Imagem

«A Kind of World War», Um filme ensaio de Anselm Franke & Erhard Schüttpelz. Disponível no site do HKW

 

Ficha Técnica

Data de publicação: 18.10.2022

Edição #36 • Outono 2022 •