Unneeded Conversations 2012



UNNEEDED CONVERSATIONS 2012 – LOW COST
International Seminar on the practice and theory of art
-----------------------
FBAUP, Porto, 16-19 May
-----------------------
+ Informações e inscrições em www.unneeded.i2ads.org
Ficha de inscrição 
 -----------------------
Este ano decidimos olhar a realidade de frente e organizar as unneeded conversations sob o signo do low cost . Ao mesmo tempo, o seminário abriu-se ao cruzamento com áreas como o design e a arquitectura.
A noção de low cost — e as formas de precariedade que dela dependem — não só não é um exclusivo das formas financeiras da economia como abre todo um novo e insuspeitado campo produtivo de pensamento e acção. Pense-se apenas na prática artística e na descoberta de novas formas de acção que integram a precariedade como modalidade poderosa para continuarem a produzir sentido; pense-se nas formas da mediação que resistem à obsessão pela novidade tecnológica ou ao mito da transparência comunicacional; pense-se na reapropriação do degradado espaço público das cidades e na sua livre transformação; pense-se na erupção da edição de autor e na construção de formas alternativas de publicação; pense-se, em suma, como o carácter precário de algumas destas realidades é justamente aquilo que lhes confere um estatuto produtivo e uma resistência ao mainstream do low cost.
Os quatro tópicos de discussão das UNC 2012 são assim os seguintes:
16 de maio / UNGOVERNABLE: The Precarious Politics of Art
17 de maio / UNTAKEN: Public Space, Back to Normality
18 de maio / UNEDITED: Pocket Publication: the Economy of Publishing
19 de maio / UNFUELED: The Potentiality of Media and its Shadows
Participantes confirmados:
Marcelo Campos (BR), Xosé Lois Gutiérrez (SP), Bruno Dias (PT), Xavier Monteys Roig (SP), Miguel Silva Graça (PT), Francisco Ferreira (PT), John Körmeling (NL), Pedro Cid Proença (PT/UK), Miguel Wandschneider (PT), Joana & Mariana (PT), Phil Baber (NL), Andreas Broeckmann (D), Arantza Lauzirika (SP), Daniel Ribeiro (BR), Von Calhau (PT), e ainda os colectivos Pangrama (PT), Punkto (PT) e Embankment (PT).
As sessões principais do seminário terão lugar de 16 a 19 de Maio, à tarde na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e à noite no Cinema Passos Manuel.
Durante as manhãs dos dias 17, 18 e 19, funcionará no Museu da FBAUP um espaço híbrido de discussão, orientado, respectivamente, pelos colectivos PANGRAMA, PUNKTO e EMBANKMENT.
O programa paralelo incluirá a realização de Workshops nas áreas do cinema, da fotografia, da edição independente e da ilustração/Banda Desenhada, uma feira de publicação independente e outras actividades.
Organização:
Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade (i2ADS) / Núcleo de Arte e Intermedia (NAi)
Coordenação e edição:
Miguel Leal e Fernando José Pereira (FBAUP/i2ADS)
Editores convidados:
UNEDITED – Mário Moura (FBAUP/i2ADS) e Sofia Gonçalves (FBAUL)
UNTAKEN – Pedro Bandeira (UM)
-----------------------
Mais informações em www.unneeded.i2ads.org