A Chicala não é um bairro pequeno | Paulo Moreira


Paulo Moreira
“A Chicala não é um bairro pequeno”

Esta negação dá título a uma publicação. Parte de um mapa que, para além de ter dado título a uma exposição (“Angola não é um país pequeno”, 2011), é ele próprio uma apropriação de um outro mapa (“Portugal não é um país pequeno”, 1934).
“A Chicala não é um bairro pequeno” procura decifrar um dos musseques mais centrais de Luanda, como laboratório para uma reflexão mais alargada sobre o desenvolvimento pós-colonial da cidade. O contexto da rápida nucleação deste bairro ‘informal’ está no centro de um diálogo com a cidade ‘formal’ – a Chicala está rodeada pelo centro histórico/político de Luanda; os seus habitantes são originários da totalidade das Províncias angolanas, tendo a maior parte procurado ali refúgio durante os anos da guerra civil (1975-2002). O objectivo da pesquisa é demonstrar a relação de reciprocidade entre a Chicala (e, por extensão, outros musseques) e Luanda, apresentando-se a eventual significância desta relação para a cidade. Este lugar específico é, em diversas escalas, um reflexo da história do país, e portanto deveria ser integrado na sua ordem arquitectónica, urbana e territorial.
“A Chicala não é um bairro pequeno” apresenta uma perspectiva da capital de Angola muitas vezes ignorada pelos relatos sobre a actual trajectória neo-liberal do país. Graças a uma extensiva compilação de contribuições de especialistas, profissionais e investigadores emergentes e consagrados, de diversas áreas, o livro mergulha num contexto urbano particular, de baixo para cima, mostrando Luanda como uma cidade bem mais complexa do que simplesmente uma topografia capitalista e consumista rodeada por metabolismos de sobrevivência desesperados.
Lugares como a Chicala formam-se à margem de regulamentos, desobedecendo aos protocolos da indústria da construção – e o simples acto de tentar aprender com esses lugares torna este um projeto controverso. Usando de novo uma negação, diria que não é fácil trabalhar sobre temas como este em lugares como aquele. Mas espera-se que o livro contribua para uma re-avaliação gradual das qualidades e do carácter dos musseques. Há uma verdadeira solidariedade na concretude das suas estruturas sociais e espaciais que merece ser decifrada. Pode ser um tipo de cidade construído na sombra da conjuntura económica e da especulação imobiliária, mas funciona na mesma e deveria ser aceite. Afinal de contas, para que serve a cidade?



----------------------------
"A Chicala não é um bairro pequeno"
livro editado por Paulo Moreira
Lançamento: Sáb. 7 Janeiro 2012 / 15h

----------------------------
"Angola não é um país pequeno"
exposição de Paulo Moreira
Encerramento: Sáb. 7 Janeiro 2012 / 15h - 19h
----------------------------
Galeria Uma Certa Falta de Coerência
Rua dos Caldeireiros 77
4050-140 Porto, Portugal
----------------------------
Paulo Moreira
Nasceu no Porto em 1980. Licenciou-se na FAUP em 2005. É investigador na London Metropolitan University desde 2010. Foi premiado com o Noel Hill Travel Award (American Institute of Architects – UK Chapter) e o Prize for Social Entrepreneurship (FASD), ambos em 2009. www.paulomoreira.net