A.3 | Auschwitz | O testemunho


(clicar para ampliar)


“…claro que todo o horror que ouvi durante os Julgamentos de Nuremberga, os 6 milhões de Judeus, dissidentes ou pessoas de outras raças que morreram, chocou-me profundamente. Mas eu ainda não tinha feito a ligação com o meu próprio passado. Convenci-me pensando que eu não podia ser pessoalmente culpada. E que não tinha conhecido toda a dimensão. Mas um dia, passeava por uma placa comemorativa dedicada a Sophie Scholl. Aqui, na Franz-Joseph-Strasse. Vi que ela tinha a mesma idade que eu e que tinha sido executada no ano em que comecei a trabalhar para Hitler. E só aí compreendi que a idade não é desculpa. E que talvez tivesse sido possível descobrir a verdade”.

Traudl Junge, testemunho da última secretária de Hitler, no documentário ‘Im toten winkel’, 2002.
Campo de Concentração de Auschwitz - Birkenau, 1941 - 1945





Campo de concentração de Auschwitz-Birkenau - Plantas de localização

Planta Geral do complexo. Alçado, planta da cave e corte do Crematorio II
Legenda : 1. Câmaras de gás; 2 - Morgue

Axonometria do Crematório 2: 
Legenda: 
1.Câmaras de Gás; 2.Depósitos de combustível; 3.Área técnica 4/5.Salas de dissecação; 6.Elevador; 7/8.Morgues; 9.Sistema de ventilação.
________________________________________

Desenhos descobertos num edificio da cidade de Berlim em 2008. Executados entre 1941-43, demonstram a forma calculada e sistemática com que foi planeado o genocídio de cerca de 6 milhões de Judeus.
________________________________________