Remember, a diamond is only a stone | Lançamento «Arquitectura e 'pessimismo'»





Encontro e beberete a propósito do lançamento do ex-curso <1> | série b | «Arquitectura e “pessimismo'”» de Pedro Levi Bismarck, no dia 21 de Setembro, sexta-feira, às 18h30, no pavilhão da Circo de Ideias, na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal)
*
Embora sob o signo do 'pessimismo' (ou, talvez, por isso mesmo), convidamos todos os nossos amigos (e inimigos) a juntarem-se a nós para um pequeno encontro/convívio informal a ter lugar na Feira do Livro do Porto, no pavilhão da
Circo de Ideias (em frente à Biblioteca Almeida Garrett). As boas notícias é que em vez da tradicional apresentação, passamos directamente para um agradável e simpático beberete com a presença já confirmada de todas as últimas publicações da Stones against diamonds.
*
«Arquitectura e “pessimismo”» é o primeiro ex-curso da nova série b das publicações da
Stones against diamonds. Trata-se de um pequeno ensaio que procura reflectir sobre o empobrecimento generalizado do exercício da arquitectura, às mãos das transformações sociais, políticas e económicas do neoliberalismo. Contra este estado presente da arquitectura, o “pessimismo” ou, melhor, a “organização do pessimismo” (uma expressão tomada a Walter Benjamin) não é uma resignação, mas a manifestação ou um manifesto em defesa da arquitectura, para uma outra arquitectura capaz de reconhecer a sua potência enquanto gesto tanto artístico como político.
*
Next time you wish for your dreams to come true
Remember
Nightmares are dreams too
You look at all that glitters and swoon
Remember
A diamond is only a stone


J-J.J.