As Cidades Improváveis \ Rodrigo Cardoso




ee
As Cidades Improváveis
Rodrigo Cardoso
Nenhum relato sobre cidades é completo e verosímil. Cada um omite tanto sobre a cidade de que fala, como aprofunda outros aspectos que pertencem a muitas outras cidades. Os relatos sobre cidades inexistentes agravam esta condição, por descreverem situações que, não existindo em si, estão um pouco por toda a parte. Assumindo este fracasso como ponto de partida, propõem-se aqui três imagens, três futuros em forma de cidade. Nenhum é muito credível, lá está, porque as cidades nunca são uma coisa só. São antes o vislumbre de algumas pontas soltas por resolver: descrevem futuros absurdos para ilustrar coisas que se podem perder e que podem fazer falta (ou que podem simplesmente mudar de natureza até se tornarem irreconhecíveis) – liberdade (e abuso), lugar (e supressão), e história (e poder). Em última análise, como as cidades fazem sempre o contrário do que se lhes diz, a estas pode-se-lhes chamar cidades improváveis.

Liberdade.  Assangia, cidade transparente
Não pense. Se tiver que pensar, não fale. Se tiver que falar, não escreva. E se escrever, não assine. E se fizer tudo isso, não se admire.”                                                               
Anedota contada no antigo bloco soviético
Quem queria visitar Assangia, a cidade transparente, devia chegar muito cedo, quando a luz da manhã é clara e, diz quem a conheceu, mais fazia brilhar os magníficos vidros e cristais de que era feita a cidade. Hoje, já nada resta desse antigo esplendor: Assangia está soterrada sobre o que parecem ser inúmeros registos, arquivos, artefactos que contam cada minuto da sua história e da dos seus habitantes. Mas o que desilude o visitante ansioso é uma sorte (ou um tédio) para os arqueólogos que vão desenterrando a cidade: não há qualquer mistério, tudo está registado, e a morte de Assangia pode ser assim reconstituída.
Em Assangia, alguns cidadãos deliberaram um dia que era ilegítimo existirem segredos. Como a omissão, ou a possibilidade de omissão, era indefensável em absoluto, todos os passos e gestos do governo da cidade passaram a ser imediatamente expostos, sem consentimento ou contextualização prévia. Sem as ferramentas essenciais da reconsideração, da diplomacia e do compromisso, cedo o poder político se declarou incapaz de governar. Em resposta, os mesmos cidadãos deliberaram que, de qualquer forma, era ilegítimo serem governados.
Isto despoletou um período de gestão arbitrária e perseguição feroz à ideia de privacidade, tomada sempre por segredo e omissão. Depressa se considerou, tacitamente pois não havia governo, que as opacas paredes de pedra dos edifícios de Assangia eram um convite ao segredo, pelo que, com gastos emormes, a cidade foi inteiramente demolida e reconstruída em vidro e cristal. Assangia era agora um livro aberto, mas, todos os fins de tarde, o poente queimava. Inventou-se um serviço de recolha e registo para que qualquer transacção comercial, conversa privada, encontro furtivo e declaração amorosa fosse devidamente registado em papel, afixado por trinta dias num local público (o que não fazia sentido porque qualquer sítio servia), e depois arquivado. Como no mapa desmedido de outro Império, a quantidade de informação em arquivo material acabou por equiparar-se à quantidade de comunicação, sob qualquer forma, que acontecia ou alguma vez acontecera em Assangia.
Dizia-se, nas cidades vizinhas, que Assangia era uma revista cor-de-rosa viva. Os historiadores sugeriam uma cortina de ferro transparente. Havia, sem dúvida, uma visão desse tipo, mas a aparente extinção das estruturas de poder tornava impossível saber de onde ela vinha, para assim derrubá-la. Ou seja, as relações sociais na cidade deixaram de se basear na tolerância mútua para se obrigar à aprovação imediata, por via da auto-censura e do politicamente correcto, e sem a noção de privacidade, extinguiu-se a de individualidade. Os habitantes viviam duas vidas: uma oral e pública, escrutinada de imediato, e outra mental, que guardavam para si; se falassem, os habitantes de Assangia gabariam a riqueza da sua imaginação! Mas depressa cessaram todas as relações humanas e passaram a imperar o silêncio e a imobilidade. Pouco depois, Assangia morria, enterrada debaixo de toneladas de papelada em arquivo.


Memória. ___________, cidade urbanalizada
            “Mesmo em Kyoto --
Ao ouvir o canto do cuco --
              Anseio por Kyoto.”
Matsuo Basho (1644-1694)
O senhor G. vivia em  ___________. Ou melhor, estava lá mas não vivia, porque, notava o senhor G., ao longo do tempo a cidade como que ia desaparecendo diante dos seus olhos, sendo substituída por uma paisagem nada familiar, vaga e genérica, que lhe parecia tudo menos uma cidade.
O senhor G. julgava sofrer de algum problema mental que o levava a confundir a memória com a observação da realidade. Aquilo que esquecia sobre ___________ deixava realmente de existir na vida real: ou seja, o senhor G. via aquilo de que se lembrava e deixava de ver o que esquecia. Se se esquecia da cor da mesa do café habitual, esta parecia-lhe transparente quando lá voltasse; se não recordava qualquer percurso, edifício ou pormenor da cidade, estes literalmente desapareciam do mapa. A cidade real só resistia enquanto tivesse uma correspondência directa na memória.
Isto fazia do senhor G. uma pessoa muito nostálgica, porque a cidade que ainda recordava era de facto muito bela - e era a sua casa, além de tudo. Mas havia coisas que ele inevitavelmente esquecia e que sabia que não voltaria a ver. Pelo menos era essa a interpretação do senhor G. – a diferença entre o sujeito (ele e a sua memória) e o objecto (a cidade e a sua realidade) parecia ser apagada no interior da sua mente, e isso era essencial para fechar o circuito da realidade.
Mas este esforço não podia durar sempre e, um dia, a realidade ultrapassou-o. O senhor G. saiu à rua e deu consigo numa qualquer paisagem anónima, uma amálgama de construções sem história, ruas cinzentas e gente toda parecida. Era ali que o senhor G. vivia, afinal, o que o fez dar conta de que o seu real problema era um défice de atenção: a envolvente era de tal forma vaga e indiferente que não chegava a produzir excitação suficiente para o que os sentidos do senhor G. a captassem. E como o cérebro tem horror ao vácuo, este contexto foi substituído pela muito mais rica recordação de ___________.
Quando a tensão se tornou demasiada, a mente do senhor G. como que baixou as expectativas, e finalmente percebeu que ___________ era toda uma memória do seu passado, uma cidade ansiada mas já perdida - como se chamava afinal? - cuja identidade ia fugindo da sua memória a um ritmo mais lento do que tinha efectivamente desaparecido da face da Terra.


História. ANODINA, cidade subvertida
Em ANODINA não havia nomes de ruas. Também não existiam monumentos, edifícios históricos preservados ou praças. Os edifícios e espaços públicos da cidade não pareciam ter qualquer intencionalidade, servindo apenas a sua estrita função. Em contraste com este panorama austero, ANODINA era servida por uma infra-estrutura extraordinária. Estradas, túneis, caminhos-de-ferro, e até cabos, ductos e condutas pareciam justificar-se a si próprios e apareciam orgulhosamente à luz do dia, extremamente bem planeados, desenhados e mantidos.
Isto era assim porque naquela cidade, desgastada como todas por décadas de desacordo e conflito, se fez o seguinte raciocínio: se a narrativa histórica é a fonte da interpretação, se esta é a fonte da ideologia, e se a ideologia, por sua vez, é a origem dos conflitos, então faz sentido eliminar, até onde possível, a memória e a história da cidade, de modo a que elas deixem de condicionar o comportamento das pessoas, interrompendo esse trágico encadeamento. O processo de desmantelamento da história de ANODINA começou aí, com a eliminação de todos os sinais que pudessem sugerir visões ideológicas ou memórias ambíguas: até o nome da cidade era obrigatoriamente escrito em maiúsculas Times New Roman, para evitar qualquer sugestão de intencionalidade do desenho.
Naturalmente, isto obrigava a redefinir o foco das políticas públicas, o destino dos investimentos, e o objecto da imaginação dos arquitectos de ANODINA. Daí a aposta na infra-estrutura, que, como sabemos, não tem ideologia; é democrática, equitativa e imune a conflitos interpretativos. É o que é, e significa o mesmo para todos: quem se lembraria de ‘interpretar’ a cor de um tubo ou o tipo de asfalto de uma estrada?
Mas esvaziar a cidade de significado retrospectivamente não evita a criação de novos significados, que aparecem insidiosamente onde houver oportunidade. Ao estabilizarem-se novos modos de vida, materializam-se novas práticas com base naquela, e nenhuma outra, condição urbana. E cedo a infra-estrutura ‘neutra’ adquiriu o papel ambíguo que parecia impossível. A intencionalidade não brota do espaço, é-lhe atribuída, e, tal como os monumentos e praças de ANODINA, também a infra-estrutura podia ser personalizada, privatizada, especializada e usada como fonte de poder.
Era uma tentação demasiadamente grande aproveitar este novo potencial segregador. Utilizadas como forma de controlo, as redes de transporte começaram a ser geridas em tempo real para determinar a acessibilidade de certas populações a certos locais: o sistema permitia alterações temporárias e flexíveis, para definir o grau de liberdade que as pessoas tinham para se moverem na cidade. Por vezes, bairros inteiros eram mantidos à margem da mobilidade por tempo indeterminado. Outras vezes, os horários eram alterados para fomentar o recolher obrigatório dos grupos que importava afastar. O mesmo valia para todas as outras redes, desde o controlo do abastecimento de água à disponibilidade das comunicações sem fios, desde que servisse para exercer poder e definir as regras em ANODINA. Em resposta, regressou o conflito ideológico, agora baseado na negociação do acesso e no significado social da infra-estrutura. As manifestações de rua, por exemplo, foram substituídas pelo cibercrime e pela sabotagem dos sistemas digitais que controlavam as redes.
Não se perceberam várias questões: primeiro, que o desgaste, o conflito, e a sua síntese são uma força criativa que faz resistir as cidades; segundo, que também eles são factores de agregação e pertença; finalmente, que os significados ambíguos e as demarcações de poder podem ser atribuídos a qualquer espaço material: como parasitas, limitaram-se a procurar outro hospedeiro, com outro potencial. ANODINA continuou a ser uma cidade de conflitos e, pior, agora tinha também perdido a memória de como os reconciliar.

ee
IMAGENS
Imagens 1 e 2 do autor. Imagem 3: http://www.travelandlifestylediaries.com/2013/04/miradouro-da-vitoria-fantastic-viewing.html
ee
Rodrigo Cardoso é estudante de doutoramento na Bartett School of Planning, em Londres (bolseiro FCT), onde prepara uma tese sobre os processos de metropolização das segundas cidades Europeias, com orientação do Professor Peter Hall. Entre 2002 e 2011 trabalhou como arquitecto no Porto, tendo completado uma variedade de projectos. Estudou arquitectura na FAUP (Porto, 2001) e concluiu o Metropolis Masters Program na UPC (Barcelona, 2009).