DepA | Proposta Largo da Lapa


depA [departamento Arquitectura]
Proposta para o Concurso de Ideias para o Espaço Público do Largo da Lapa

A Câmara Municipal do Porto lançou, a 13 de Novembro (data da publicação em DR), aquilo a que chamou: Concurso de Ideias para o Espaço Público do Largo da Lapa. Dos termos de referência do dito concurso (um doc. com 51 páginas) somos obrigados a salientar alguns pontos, até porque esses mesmos termos já não se encontram acessíveis no balcão virtual da CM do Porto. Provavelmente, um acto de vergonha… tardio!
ARTIGO 1.º – OBJECTO E MODALIDADE DO CONCURSO 1. O presente procedimento tem por objeto a seleção de 5 (cinco) Trabalhos de Conceção de intervenção no espaço público do largo da lapa.
ARTIGO 8.º – CONCORRENTE 1. Qualquer cidadão poderá apresentar propostas de conceção no âmbito do presente concurso.
ARTIGO 10.º – DOCUMENTOS QUE MATERIALIZAM OS TRABALHOS DE CONCEÇÃO A- DOSSIER DE APRESENTAÇÃO: Os concorrentes devem apresentar, em dossier de formato A4, com as peças escritas, gráficas e desenhadas indispensáveis à comunicação e interpretação, por parte do Júri, da solução proposta (…)
ARTIGO 16.º – CRITÉRIO E FATORES DE SELEÇÃO 1. A seleção dos Trabalhos de Conceção é realizada de acordo com o seguinte critério de seleção: 1.1 Qualidade e adequabilidade da resposta ao programa de intervenção solicitado. 2. O fator de avaliação previsto no número anterior compreende ainda os seguintes fatores: a. Adequabilidade ao Programa solicitado…………………….…… 35% b. Originalidade e Inovação da solução proposta………….….. 35% c. Capacidade de indução de valorização da envolvente….. 30%
ARTIGO 18.º – PRÉMIOS Não serão atribuídos quaisquer prémios no âmbito do presente concurso. 

O colectivo depA, sediado no Porto e composto por arquitectos de formação, apresentou a proposta que a seguir se reproduz:



--------------------
O colectivo depA [departamento Arquitectura] foi formado em 2009, no Porto. Explorando a complementaridade dos seus elementos, o depA é um espaço de discussão e criação arquitectónica, tanto na sua forma de projecto como nas suas variáveis interdisciplinares: