HELIO PIÑÓN | conferência



A FAUP e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, OASRN, organizam em parceria, a 17 Março 2011, 18h30, no auditório Fernando Távora, a conferência "o edifício na cidade" do arquitecto Helio Piñon. 

Helio Piñón nasceu em 1942, em Onda (Castellón), Espanha. Arquitecto (1966) e doutorado (1976) pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universitat Politécnica de Catalunya ETSAB-UPC, onde lecciona desde a década de 70. De 1967 a 1997 trabalhou com Albert Viaplana, no gabinete Viaplana y Piñón, responsável, entre outras, pelas obras da Plaza dels Països Catalans e do Centro de Cultura Contemporánea, ambas em Barcelona. 
É professor catedrático na área disciplinar de Projecto e foi membro fundador da revista Arquitectura Bis. 
Publicou mais de uma dezena de livros teóricos sobre o sentido estético e a vigência da arquitectura moderna. É autor, entre outros, dos livros "Reflexión histórica de la arquitectura moderna" (Península, 1980), "Arquitectura de las neovanguardias" (Gustavo Gili, 1984 / Júcar, 1989), "Arquitectura moderna en Barcelona 1951-1976" (Edicions UPC, 1996), "Curso básico de proyectos" (Edicions UPC, 1998), "Mario Roberto Alvarez" (Edicions UPC, 2002), "Paulo Mendes da Rocha" (Romano Guerra Editora, 2002), "Helio Piñón. Pasión por los sentidos" (Ediciones del CTAC, 2003), "El proyecto como (re)construcción" (Edicions UPC, 2005), "Teoria del proyecto" (Edicions UPC, 2006) e "El formalismo esencial de la arquitectura moderna" (Edicions UPC, 2008). 
É autor de diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas espanholas e estrangeiras, e foi conferencista e/ou professor convidado em diversas universidades e instituições. 
Lecciona regularmente em cursos de Pós-Graduação promovidos por diversas escolas de arquitectura, onde se destacam a de Buenos Aires e Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Porto Alegre e São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), Bogotá (Colômbia), La Paz (Bolívia) e Cuenca (Equador). 
Entre 1998 e 2002 foi Vice-Reitor para Assuntos Culturais da Universidad Politécnica de Cataluña - UPC. 
É membro permanente da Real Academia de Doctores. 
Entre 1999 e 2007, desenvolveu actividade profissional com Nicanor Garcia no Laboratório de Arquitectura da ETSAB-UPC. 
Actualmente, divide a sua actividade entre o desenvolvimento de projectos de arquitectura e urbanismo e o ensino na ETSAB e outras universidades internacionais com as quais colabora regularmente. 
Helio Piñón é um dos arquitectos que mais tem influenciado o pensamento da arquitectura nos últimos 20 anos. É também um dos autores mais destacados na teoria de projecto no âmbito dos fundamentos estéticos da modernidade arquitectónica. 


Mais informações em www.oasrn.org